Seja aluno da EBD! Uma campanha da Igreja Plenitude da Fé Mogi das Cruzes - Tel.: 4723-1808

segunda-feira, 2 de maio de 2011

3ª Lição da EBR - Quarta-feira 04/04, 22h


EBR – ESCOLA BÍBLICA NO RÁDIO

Lições Bíblicas do 2º Trimestre de 2011 - CPAD - Jovens e Adultos
MOVIMENTO PENTECOSTAL - As doutrinas de nossa fé.
Comentários: Neste trimestre estudaremos a respeito dos fundamentos da fé pentecostal. O Movimento Pentecostal teve sua origem no Dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo foi derramado sobre a igreja (Atos 2.2). Desde então a chama do Espírito Santo tem se mantido acesa nos corações de muitos crentes ao longo dos anos. Este movimento chegou ao Brasil com os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren.

LIÇÃO 3 – O QUE É O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

VERSÍCULO CHAVE: "E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” (Mt. 3:11).

Comentários: O batismo com o Espírito Santo é o cumprimento de uma promessa feita pelo Pai, reafirmada por Cristo e cumprida pelo Espírito de Deus. Jesus Cristo, durante seu ministério foi Deus na Terra, o Espírito Santo, até que sejamos levados ao céu, é Deus habitando no homem.

TEXTO DE REFERENCIA – Atos 2.1-8 (Áudio dos versículos).

INTRODUÇÃO

I.                   O QUE NÃO É O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
O batismo com o Espírito Santo não é salvação, pois a salvação ocorre somente pelo reconhecimento pessoal de que Jesus Cristo é o filho de Deus enviado para a remissão do pecador por meio de seu sacrifício; Na obra regeneradora, o Espírito Santo transmite nova vida ao pecador. (2 Co. 5.17).

A participação no corpo de Cristo também não significa que o indivíduo é batizado com o Espírito Santo. Posteriormente ao ingresso no corpo de Cristo, ao ser batizado com o Espírito Santo o crente recebe a capacitação necessária para realização da obra de Deus com excelência.
Há relato bíblico em que o batismo com o Espírito Santo ocorreu junto à conversão. (At. 10.44-46).
O batismo com o Espírito Santo não é uma experiência exclusiva dos dias apostólicos. (At. 19.1-6).

II.                O QUE É O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
O batismo com o Espírito Santo é a confirmação de uma promessa divina. (Jl. 2:28-32; Jo. 14:26; At. 1:8).
É uma experiência sobrenatural que inclui o falar em línguas estranhas (At. 2:38).
O batismo com o Espírito Santo está intimamente relacionado com os dons espirituais. Na ocasião do batismo com o Espírito Santo o primeiro dom manifestado é o de línguas estranhas. O salvo tem liberdade para buscar de Deus os demais dons espirituais necessários para o crescimento da igreja de Cristo. (1 Co. 12:31).

III.             A EXPERIÊNCIA DE ATOS 2
Glossolalia: O falar em línguas, a glossolalia, é a manifestação física do enchimento do Espírito Santo. Podemos notar que esta manifestação ocorre ainda nos dias atuais. (Jo. 14:16).
Xenolalia: é o falar em línguas num idioma conhecido, estranho apenas a quem o fala. Foi o que ocorreu no dia de Pentecostes (At. 2), onde muitos estrangeiros puderam ouvir os discípulos recém batizados com o Espírito Santos falarem das grandezas de Deus num idioma estranho para quem falava, e conhecido para quem ouvia.

Os dons espirituais fazem parte da atualidade, não é coisa do passado. O falar em línguas continua sendo uma experiência gloriosa na vida do crente.
“Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.” (At. 2:39).

CONCLUSÃO
O Espírito Santo habita em você. Busque zelosamente os dons espirituais, e seja cheio do Espírito Santo. A promessa é para todos nós.

Pb. Sergio Roberto

Pesquisar este blog

Postagens populares

Materiais no Slideshare

GOSPEL NOTÍCIAS

Seguidores

Google+ Followers